Desenho sinuoso

 
 
Turismo, lazer e educação ambiental são os condicionantes do projeto de identidade corporativa e de sinalização que Mariana Hardy e Fernando Maculan conceberam desde meados de 2003 para a Pampulha. A ação inicial foi a criação da marca da lagoa e, posteriormente, da marca do novo parque ecológico.

O símbolo reproduz os contornos sinuosos da lagoa , e faz referência às cores locais, tanto as naturais quanto as edificadas, através do azul predominante (na mesma tonalidade dos azulejos de Portinari para a capela) e do verde aplicado na lateral direita.

Na marca do parque ecológico, o símbolo deriva da simulação tridimensional de uma folha de árvore , mesclada ao perfil de um peixe. O peixe-folha (apelido dado pelos autores) tem contornos verde-escuros, corpo verde-claro e uma das extremidades – “a cabeça do peixe”, explica Mariana – na cor azul.

A ligação entre as duas marcas, e também entre os elementos de sinalização da orla e do parque, é dada pelo sistema de cores e pela tipografia .

“Utilizamos a fonte Univers por sua boa legibilidade e enorme abrangência”, explica Mariana, o que pode ser visualizado na variedade de recursos, como letra em negrito e fontes sobrepostas, entre outros, em todas as peças.

Quanto às cores, destaca-se o aspecto da setorização – azul e laranja na área da orla, e outras cinco cores no parque. O azul da orla, o mesmo especificado para o símbolo, reveste a maior parte da base das placas e totens, exceto a região das delicadas laterais, pintadas na cor laranja, que sinaliza atenção, explicam os designers. As bases da sinalização da orla têm formato oblongo e suportes em aço inox.

Na área do parque ecológico, réguas de madeira reflorestada caracterizam as peças de sinalização. Elas revestem, no sentido vertical, os suportes retangulares de concreto, que, por sua vez, assumem formatos variados, como o pórtico de entrada, ou os pilares de contornos recortados que sustentam os mapas de localização.

Há nítida distinção visual entre esses suportes e as bases de suas placas, onde são adesivados os elementos de sinalização propriamente ditos, já que estas configuram peças visualmente independentes, soltas dos suportes de madeira.

Nos totens de setorização , as cores indicam as cinco áreas em que o parque foi conceitualmente divido: vermelho para a região de proteção ambiental; amarelo para a esplanada; verde para o bosque; azul para a área silvestre; e laranja para o centro de apoio. Ícones sinalizam também esses domínios. Eles são visualizados pela cor branca em contraposição ao colorido do círculo em que estão inseridos.

Pictogramas de sinalização

O ponto alto do projeto de sinalização é o desenho dos pictogramas , que derivaram do sistema universal, porém assumindo variantes que lhes conferiram linguagem lúdica. Destacam-se as arestas arredondadas e o enquadramento dos temas do ícone em cenas correspondentes, como as diferentes inclinações do corpo em uma pista de cooper e a posição do vigia na portaria.

A ludicidade está presente também na comunicação com o público infantil – aí se incluem o pórtico de entrada no parque, que tem no topo o símbolo do peixe-folha, e as placas interativas, de recreação, como a que tem 28 desenhos pivotantes formando um jogo da memória.

A próxima etapa do projeto, ainda em fase de concepção pelos designers, será a sinalização das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer . A Petrobrás e a Fundação Roberto Marinho são, respectivamente, a patrocinadora e a coordenadora dessa fase.

Texto resumido a partir de reportagem
de Evelise Grunow
Publicada originalmente em PROJETO DESIGN
Edição 302

Pictogramas de sinalização

Totem de entrada do parque ecológico. No alto,
o símbolo tridimensional do peixe-folha

Totem direcional do parque, em que a orientação dos setores
e atividades é complementada pelos respectivos ícones
 

Totem de equipamento (bicicletário, ginástica e brinquedos),
onde se destacam os pictogramas

Os jogos das charadas são placas
direcionadas ao público infantil

Totem de setorização da área da esplanada, uma das cinco regiões em que o parque foi conceitualmente subdividido

Os jogos das charadas são placas
direcionadas ao público infantil

legenda Pictogramas de sinalização

Totem que marca o início da ciclovia, em cuja pista foram implantados pictogramas

Totem que marca o início da ciclovia, em cuja pista foram implantados pictogramas
About these ads
This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s